

Estamos desenvolvendo alternativas de frameworks e multi metodologias de Engenharia de Sistemas para dar apoio ao ciclo de vida de materiais da Força Aérea Brasileira.
Nossa expertise:

Pesquisa e desenvolvimento nos campos de:
- Engenharia de Sistemas baseada em Modelos (MBSE), no que tange a aplicação para concepção, formas de colaboração e iteração; e em
- Modelagem e Simulação (M&S), no que tange os meios de simulação, visualização e interação no processo de concepção e validação dos conceitos.
Estamos focando em XR4MBSE, que é o uso da tecnologia de Realidade Estendida (Extended Reality), e demais Realidades (Virtual, Aumentada e Cruzada), como interfaces homem-máquina para aprimorar processos de Engenharia de Sistemas (Baseada em Modelos) (Model Based Systems Engineering), como por exemplo, a validação virtual através de simulação de um conceito de operação do sistema, ou seja, provar que o sistema funciona para a execução das necessidades dos interessado antes de sua construção.
Complexidade e Multidomínio
Nenhum sistema é completamente isolado; há relações entre todas as partes que compõem um sistema.
Nas operações, tradicionalmente, divide-se as táticas, técnicas e procedimentos por domínios; contudo, eles são inerentemente interligados. Ações no domínio terrestre podem necessitar do naval e aéreo, ou qualquer arranjo entre eles. Da mesma forma, domínios transversais como espacial, social e cibernético podem e, às vezes, devem estar inseridos nas análises dos conceitos de operação.
Infraestruturas críticas, grandes jogos, grandes centros, infraestruturas aéreas, portos, sistemas viários, sistemas médicos, estádios, agronegócios, etc., são todos sistemas de sistemas, formados por arranjos entre os vários domínios.